sábado, 16 de maio de 2015




A Viagem de Chihiro.

   Vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim e do Oscar 2003 de melhor longa-metragem de animação, A viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001), de autoria de Hayao Miyazaki - o maior animador do Japão - é, sem exagero, um dos melhores desenhos animados de todos os tempos.

SINOPSE


Chihiro, uma menina esperta de 10 anos, e seus pais estão de mudança. Nos arredores do novo bairro, eles se deparam com um parque de diversões abandonado. Como num sonho ela começa a viver uma grande aventura num mundo encantado, habitado por fantásticas criaturas e passa a ser protegida por Haku, um menino com poderes mágicos. Para salvar seus pais e voltar ao nosso mundo, Chihiro terá de ter muita humildade, coragem e determinação.
      

Personagens

Chihiro

    

Haku


Yubaba


Kamaji


Bandai-gaeru


Aogaeru


Lin


Boh



Curiosidades

  • A metáfora dos porcos, quando os pais de Chihiro vão ao restaurante com a menina e são transformados em porcos - Isso representa a grande "ânsia de consumo" do ser humano.
  • A experiência de vida que Chihiro vai ganhando ao passo que vai superando as barreiras, e também a coragem que adquire, representam a maturidade chegando até a garota, ou seja, a passagem para uma nova etapa da vida (temas presentes também em: Tonari no Totoro)
  • O Haku (que salvou Chihiro há muito tempo atrás) representa um rio, e aliás, todos os dragões representam rios. Até aquele monstro todo cheio de poluição representa um rio, e tirando aquilo que o deixa poluído, ele volta a ser limpo como antes! Mas, nem em todos os momentos, o Haku simboliza um rio. Em alguns, ele representa a voz da razão (para que Chihiro seja mais madura), ou um companheiro (sendo a voz do otimismo), e em outros, a sabedoria.
  • O filme é repleto de metáforas que representam a ganância, a arrogância, a avareza humana, e até mesmo, o desrespeito ao meio ambiante! A ganância leva aquilo que era bom, em uma força totalmente descontrolada, e Chihiro é a única que não se deixa levar por impulso, o qual, afetou as demais pessoas
  • O filme tem a ver com "encontrar seu verdadeiro eu", motivo pelo qual Chihiro sempre resistiu aos monstros, já que ela era a única que sabia sua real identidade, e também a razão pela qual conseguiu salvar os pais, e aquele dragão foi desenfeitiçado (já que o rapaz lembrou-se de quem era).

Super recomendo esse filme, pra você que queira ver um filme de animação japonesa.
Link para assistir: http://megafilmeshd.net/a-viagem-de-chihiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário